|
Segundo informações do Valor Econômico o fundo de private equity Gordian Bionergy, decicdiu apostar R$ 1,5 bilhão em um projeto integrado – agrícola e industrial – para produzir açúcar, etanol, eletricidade, pasta de tomate e amêndoa de cacau.
O projeto será desenvolvido no oeste do Piauí, nos municípios de Guadalupe, Floriano, Jerumenha e Marcos Parente, numa área que somam 35 mil hectares adquiridos pela Terracal, empresa criada para gerir o projeto. As áreas serão 100% irrigadas e nelas serão cultivadas 3 mil hectares de cacau.
Até o fim de 2013, a Terracal quer encerrar a fase de desenvolvimento do projeto, inclusive com contratos de venda de energia elétrica, para buscar linhas de crédito de longo prazo para o projeto. Neste momento, nas áreas piauienses, está sendo feita seleção de variedades de cana, tomate e cacau. O cronograma da empresa é iniciar o plantio em escala comercial no fim de 2013 e o projeto industrial, em 2014.
De acordo com os investidores a produção de cacau atenderá a demanda das indústrias da Bahia, que precisam importar parte da matéria-prima que usam e toda a colheita do fruto será manual. Fonte: Mercado do cacau com informações do Valor Econômico.